ÁGUA

A água, substância formada por um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio, faz parte da composição do corpo de todos os organismos vivos.

Quantidade de água no planeta

A água é, paradoxalmente, o elemento mais abundante na superfície terrestre e o mais disputado pelo ser humano. Vivemos no planeta Água, uma vez que essa substância ocupa 70% da superfície do nosso planeta, cerca de 1,4 bilhão de km3. Desse total, cerca de 97,5% correspondem à água salgada, que não é usada para nosso consumo. Do total de água doce, 68,9% estão em geleiras e calotas polares no estado sólido. Isso significa que a porção de água doce que podemos aproveitar fica em torno de 0,77% do total.

A pergunta que se faz é como ocorre a sua distribuição? Onde há mais e onde há menos água no mundo? Qual tipo de água é predominante? Com tanta água no mundo, por que tantos morrem pela escassez e terríveis secas?

Infelizmente, a maior parte da hidrosfera do planeta, 97%, é composta por água dos mares e oceanos que, por serem extremamente salgadas, são impróprias para consumo. Em alguns locais, pratica-se a dessalinização da água, mas esse processo requer muita energia, tornando-o inviável economicamente e pouco eficiente.

Da água restante do mundo, 71% dela está em forma de gelo nas calotas polares. Como o processo de transporte dessas geleiras é caro e também pouco eficaz, quase não há atividades referentes ao abastecimento de localidades através do manuseio de icebergs. Os outros 29% restantes de água potável no mundo estão distribuídos em águas subterrâneas (18%), rios e lagos (7%) e umidade do ar (4%).

Parcela desigual

distribuicao-da-agua
Fonte: Mundo Educação¹ 

Assim, percebemos que o problema da água para o ser humano reside no fato de a sua maior parte não estar viável para consumo. O pequeno suprimento de água doce da Terra é distribuído de forma muito desigual por todo o planeta. Algumas regiões têm mais lagos e rios e recebem chuva regular, enquanto outras são principalmente desérticas e sofrem anos de seca.

A parcela disponível de águas doces é uma grande quantidade, que se distribuída de forma equitativa e consumida de forma consciente seria o suficiente para todos os habitantes deste planeta.

Soluções

As soluções tem sido diversas e inovadoras, porém, precisam ser divulgadas:

Há várias iniciativas de conscientização popular promovida por governos, ONG´s e comunidades sobre o correto uso, armazenamento e preservação da água e de suas fontes naturais. É necessário também políticas públicas que garantam o seu acesso por toda a população por meio de saneamento básico e outros meios.

No campo das novas tecnologias podemos vislumbrar soluções simples até as mais complexas que atingem o grande publico, verifique nosso histórico de posts neste menu e se inscreva em nosso website para receber novidades:

VÍDEO SUGERIDO

Uma jornada à procura de água, um documentário que mostra o que acontece quando o homem muda o fluxo natural da água e seus impactos na vida selvagem.

LINKS SUGERIDOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *